Cálculo de BTU: aprenda antes de comprar seu ar-condicionado

Mãos segurando as letras B, T e U. Céu azul ao fundo.

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância do BTU na hora de escolher e comprar um ar-condicionado novo. Mas como saber a quantidade de BTUs ideal para a sua casa ou sua empresa?

Aliás, afinal de contas, o que essa sigla quer mesmo dizer?

Bem, vamos por partes: BTU é a abreviação em inglês para “British Thermal Unit” ou, em português, Unidade Térmica Britânica.

Portanto, é basicamente uma unidade de medida como Kg (quilograma), por exemplo, e serve para medir a potência de refrigeração de um aparelho de ar-condicionado.

Como veremos em seguida, é possível saber se a potência de determinado ar-condicionado é adequada para o espaço em que será instalado e utilizado, para garantir que o seu desempenho seja o melhor possível.

Contudo, para ter essa resposta você vai precisar de um pouquinho de matemática. Mas a boa notícia é que o cálculo é muito simples!

Entenda as variáveis

Para calcular o BTU ideal antes de comprar o seu aparelho, considere três variáveis importantes: a área em metros quadrados (m²) do ambiente, se há incidência de luz do sol e quantas pessoas frequentarão o espaço.

Fazendo o cálculo de forma correta você garantirá que o aparelho irá refrigerar com máximo desempenho, proporcionando maior conforto térmico que, afinal de contas, é o que procuramos quando adquirimos um ar condicionado, não é mesmo?

Caneta na Mão

Então agora é hora de aprender a calcular quantos BTUs o seu ar-condicionado deve ter para climatizar bem o ambiente.

Ambiente SEM incidência de luz do sol

Casal sentado no sofá em sala sem incidência de luz solar

Caso não haja incidência de sol, considere que para refrigerar um ambiente qualquer serão necessários 600 BTUs por metro quadrado.

Então o próximo passo é calcular o espaço e multiplicar por 600?

Isso mesmo! Mas tem mais uma coisinha: você deve considerar quantas pessoas (tirando você) irão frequentar o ambiente e somar 600 (BTUs) por pessoa. Sendo assim, o ideal é imaginar qual a lotação máxima do espaço.

Para exemplificar vamos fazer uma simulação, imaginando um local sem incidência de sol:

– Área total: 18 m²
– Lotação: você mais 2 pessoas (total: 3)

Cálculo de BTU:

(600 x 18) + 1.200 = 12.000

Note que após multiplicar a área de 18 m² à quantidade de 600 BTUs por metro quadrado, somamos o resultado a 1.200, que se refere a 2 pessoas adicionais, totalizando 3 pessoas (você fica fora da conta, lembra?).

E então? É fácil, não é mesmo?

Ei, mas como fica o cálculo para ambientes com incidência de sol? Opa, vamos explicar.

Ambiente COM incidência de luz sol

No caso de ambientes com boa incidência de sol, ao invés de considerar 600 BTUs por metro quadrado, apenas substitua por 800 BTUs. No exemplo anterior, caso o ambiente tivesse incidência de luz solar, a conta ficaria assim:

(800 x 18) + 1.600 = 16.000 BTUs

Sala com incidência de luz do sol, controle de ar condicionado em primeiro plano.

Neste caso, como não existe um modelo de 16.000 BTUs, recomenda-se arredondar para a capacidade logo acima, ou seja, um modelo de 18.000 BTUs, já que o modelo abaixo é de 12.000 BTUs.

Pronto, agora sim! Você já sabe fazer o cálculo de BTU para escolher o seu ar condicionado novo. Não deixe, também, de visitar o nosso e-commerce para encontrar um modelo ideal para a sua casa ou empresa. A Norte tem um mix enorme de marcas e modelos para você.

Conheça os modelos de ar condicionado disponíveis em nosso site:

  • Split de Parede: com condensador, que é a unidade externa, e um evaporador (interno), que deve ficar a cerca de 15 centímetros do teto;
  • Ar Condicionado de Janela: compactos e mais práticos na hora de instalar;
  • Split Piso Teto: instalado no teto ou no chão, com condensador externo;
  • Portátil: pode ser deslocado para outros ambientes da casa, ideal para quem busca praticidade;
  • Split de Janela: instalado diretamente na janela, também com condensador externo;
  • Split Cassete: exposição mais moderna e discreta, projetado para ser embutido em teto de gesso.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe